por Bruno Silva
Li outro dia uma entrevista com o Kid Vinil e nela ele falava que faltava humor no rock brasileiro atual. Não sei se concordo se falta, mas, com certeza, uma das coisas mais marcantes no rock brasileiro sempre foi o humor, escrachado ou não. Escreverei alguns posts contando a saga das risadas no Rock’n’Roll nacional.
Viajemos lá pro inicio, nada de Jovem Guarda e seu “Grease-wannabe”, rock brasileiro de verdade. Tudo começa na Tropicália, 1968. Mutantes. São aqueles da foto: o cara vestido de macaco, a moça vestida de lençol e o rapaz de cabelinho channel. Os pioneiros do rock nacional chegaram com todo aquele povo legal da Bahia que hoje viraram ministro, gênios alternativos e falastrões de primeira categoria. Considero todo o movimento, de certa forma bem humorado, mas esta banda foi que marcou realmente, talvez por sua própria jovialidade e alegria intrínseca. Ou eram só as drogas mesmo. De qualquer forma, Os Mutantes, para mim, foi a primeira banda de rock brasileiro e com ele veio junto o humor característico.
Quem aqui já ouviu a banda sabe do que falo. Como esquecer da hilária “Canção pra Inglês Ver” e da totalmente sem noção “Batmacumba“? São vozes anasaladas, barulhos estranhos com a boca, sotaque caipira forçado além de muitos outros artifícios humorísticos muito eficientes. Além, é claro, das letras. Por exemplo:
Jardim Elétrico
No jardim elétrico!!!
No jardim elétrico!!!
No jardim
Eu me ligo
Em você
Planto cores
Mordo a fruta
Levo choques
No jardim
Eu me ligo
Em você
No jardim elétrico!!!
No jardim elétrico!!!
Enfim, o fato é que eles começaram a veia do humorismo roqueiro.
Outro dos primórdios que não posso deixar de citar é o karma de toda apresentação musical no nosso país. Aquele que todo mundo pede pra tocar. Então, vamos lá. Toca Raul!
Senhor Raul Seixas sabia causar risadas. O roqueiro da Bahia não fazia só comédia musical, abordava assuntos de uma forma bem séria e profunda também. Mas ele teve a manha de fazer uma das vocalizações mais escrotas da história (Qué qué quéeee cum qué cum qué qué quéeeeee em Al Campone) e muitas outras escrotidões cômicas. Tudo começou em 68, com seu primeiro álbum, ainda como Raulzito e os Panteras. Foi um total fracasso. Só conseguiu atingir o sucesso em 73 com Krig-Ha, Bandolo!. Mas quem diria que isso:
evoluiria para
…
Bom, ainda bem! Sem esse disco estaríamos sem a já citada Al Capone e a prima da Batmacumba, Mosca na Sopa. Muitos outros clássicos da infâmia apareceram nos discos seguintes, Como Vovó já Dizia, Rock das Aranha* e por aí vai…
Bom, agora a gente se vê nos tenebrosos anos 80! muahahaha
*Recomendo clickar no link, tem o Raul comentando a censura da música além de uma dedicatória, com muito humor, claro.
Anarkilopolis http://www.youtube.com/watch?v=Akxcl9Qxy4k
Hora do trem passar/ A Maça http://www.youtube.com/watch?v=Akxcl9Qxy4k
É fim de mês http://www.youtube.com/watch?v=sRTme0zj9aM
Magia do amor http://www.youtube.com/watch?v=sRTme0zj9aM
Super-herois http://www.youtube.com/watch?v=QoIBW43-JfQ
Caminhos II http://www.youtube.com/watch?v=sQNKqz9V-SY
http://www.youtube.com/watch?v=QoIBW43-JfQ Super-Herois
http://www.youtube.com/watch?v=C7_IS82nWuI&feature=related Magia do Amor
http://www.youtube.com/watch?v=sRTme0zj9aM É fim de mês
http://www.youtube.com/watch?v=Wwer7UraJ9o Hora do Trem / A Maça
http://www.youtube.com/watch?v=Akxcl9Qxy4k Anarkilopolis
http://www.youtube.com/watch?v=sQNKqz9V-SY Caminhos II
Hey anos 80
Melancolia e promessas de amor
É o juíz das 12 varas de caniço e samburá dando atestado que ocompositor errou
Gente afirmando não querendo afirmar nada, que o cantor cantou errado e que a censura concordou
Pobre país carregador dessa miséria dividida entre Ipanema e a empregada do patrão
Varrendo lixo pra debaixo do tapete que é supostamente persa pra alegria do ladrão
Varrendo lixo pra debaixo do tapete que é supostamente persa pra alegria do ladrão
Hey, anos 80
Charrete que perdeu o condutor