O Castelo e as situações kafkianas

por Bruno Silva

Os entendedores de literatura definem certas situações como situações kafkianas. São as situações de dor e agonia cujo sofrimento não vem apenas da situação em si, mas pela falta de esperança de que ela vá acabar e de encontrar alguma resposta sobre ela. São chamadas assim justamente por serem a base da literatura de Franz Kafka. Hoje terminei de ler O Castelo e digo, ler este livro é uma situação kafkiana.

Antes que você pense errado, é um ótimo livro, gostei bastante. Porém, como disse, é uma situação kafkiana. As coisas não mudam, não se resolvem, não se vê nenhuma esperança, só desculpas e desvios. O enredo não anda, você fica preso em diálogos intermináveis. Monólogos, aliás, já que cada fala dura 4 páginas.

O livro conta a história do agrimensor K. que chega a uma aldeia para prestar serviços a senhores do castelo que fica acima, na montanha. Apesar da insistência de K., não consegue entrar em contato com os burocratas e senhores do castelo. Um enredo que lembra bastante o também kafkiano O Processo, com a diferença em que neste a enrolação vem até o protagonista, enquanto que no castelo ocorre o contrário. Isso tudo recheado de personagens que não fazem muita diferença e só tornam a vida do nosso querido protagonista mais difícil.

Passei 6 meses nessa saga literária e atesto que é uma situação kafkiana. Como prova, vou contar o final dessa história:

About these ads

1 Response to “O Castelo e as situações kafkianas”


  1. 1 Murilo Contro sábado, 12 abril, 2008 às 18:31

    Situações Kafkianas…

    Li a pouco A metamorfose e o Veredicto, ta pra chegar O Processo e Carta ao Pai. Ler Kafka as vezes é maçante, mas ao mesmo é muito prazeroso.

    Abraços


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s





Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: